Arquivos Clean e Unclean

Quando você trabalha com agências, muitas vezes lhe pedem para enviar a sua tradução nos formatos clean e unclean. Se você já usa o Wordfast Classic, já sabe do que se trata: quando você traduz, o resultado vai sendo exibido num formato bilíngue, cheio de delimitadores do tipo {0> e <0}. É o formato unclean. Ao terminar, você limpa esse arquivo com o comando Clean-up, criando um arquivo definitivo, que é a sua tradução propriamente dita. Este é o formato clean.

No Wordfast Pro não existem arquivos clean e unclean. A tradução é feita num arquivo intermediário de sufixo TXML. Quando termina a tradução, você dá um Save as translated file para obter um arquivo traduzido (isto é, o clean). Para criar um arquivo unclean você pode seguir a receitinha de bolo e assistir o vídeo em http://www.wordfast.net/wiki/Bilingual_Unclean_DOC_from_a_TXML mas eu prefiro usar o Wordast Anywhere. Abra-o em www.freetm.com, faça o login (se não tiver, é só criar, é gratuito):

Depois, selecione ou crie uma memória no mesmo par de idiomas da sua tradução, faça o upload do seu TXML, vá em File / Bilingual File Tools / Downloads / “Trados Bilingual – original MS Word (*.doc, *.docx)” e pronto.

”"

Por que o cliente lhe pede o clean e o unclean? O clean é o arquivo final, o que será usado. No entanto, o unclean tem a finalidade de alimentar a TM dele: ele faz o clean-up pelo Trados dele e a memória é automaticamente atualizada. Você também pode, se preferir, enviar a memória dessa tradução no formato TMX, o que permitirá a atualização por outras ferramentas CAT que não possuem este conceito de clean-up. Mas como criar esta TMX é outra história, que eu conto em outro post.

Gostou desta dica? Use os botões abaixo e divulgue aos seus amigos. Quer ser avisado toda vez que eu publicar outra dica de Wordfast? Deixe seu e-mail no campo NÃO FIQUE POR FORA, à direita. Quer fazer um comentário, pedir algum conselho ou sugerir um artigo? Use o formulário abaixo. Quer compartilhar algumas dicas? Entre em contato comigo.

2 Comments , , , ,

2 de respostas para “Arquivos Clean e Unclean”

  1. Celia Bueno 31 de março de 2013 em 11:37 #

    Roger

    Adorei receber a sua dica sobre Clean e Unclean. Embora eu nao utilize o Wordfast ainda, tenho muita vontade de aprender e a dica e muito util. Quero receber outras dicas suas pra poder compartilhar com meus amigos. Um abraço e Feliz Páscoa

  2. Maribel Rodríguez Pacheco 2 de abril de 2013 em 15:55 #

    Roger,

    Gostei muito de saber que está por aqui compartilhando seus conhecimentos.

    Obrigada,

    Maribel

Mande uma resposta