O novo recurso AutoSuggest da versão 6.07x

No meu último post eu havia comentado sobre as novidades da nova versão do Wordfast Classic, a 6.07x. Dentre elas, uma chama bastante a atenção, o AutoSuggest.

Embora não seja uma verdadeira novidade — já existia com o nome de AutoComplete — ele traz um novo conceito na maneira de aproveitar sugestões da memória, dos placeables e dos glossários. Os usuários mais antigos do Wordfast se acostumaram a usar os atalhos Ctrl+Alt+← e Ctrl+Alt+→ para selecionar um termo no segmento de origem, e depois Ctrl+Alt+↓ para transferi-lo (no caso de placeable) ou sua tradução (no caso de glossário) para o segmento alvo na posição do cursor.

Agora não é mais preciso usar esses atalhos complicados, existe um método muito mais simples e intuitivo, o AutoSuggest. Este recurso, que já vem habilitado se você está usando o Wordfast pela primeira vez, sugere, abaixo do cursor, termos ou traduções para cada placeable e termos do glossário à medida que você vai escrevendo. Se você gostou de uma das sugestões, é só selecioná-la com o mouse ou a seta e dar Enter, e seguir com o texto. Se as sugestões não servem, basta continuar a escrever, ignorando-as.

Para configurar o AutoSuggest, entre no painel de controle do Wordfast Classic (Ctrl+Alt+W), selecionando as abas Setup e AS.

A primeira coisa a fazer é ativar o AutoSuggest, marcando AutoSuggest includes. Recomendo marcar também o High AS Sensitivity, ele tornará placeable todas as palavras do segmento de origem, exceto as de uma lista de palavras definidas como stopwords, já pré-programadas no WF para inglês, alemão, francês e espanhol, mas que você pode substituir pela sua própria, a ser incluída na Caixa de Pandora, no parâmetro StopWords=.

Além dos placeables e dos termos do glossário, o WF pode sugerir segmentos inteiros ou subsegmentos provenientes das suas TMs (TM, BTM, TM do WF Anywhere e do WFServer) e da tradução automática (até 3 mecanismos). Basta marcar as caixinhas correspondentes.  A ordem dessas sugestões é dada pela listinha que acompanha a opção Paste top-rated segment from. Essas sugestões vão mudando à medida que você vai escrevendo.

Mas se essas sugestões pipocando incomodarem demais, você pode desativá-las, fazendo com que só apareçam se, momentaneamente, apertar a tecla Esc. Para isso, marque a caixa Disable AS in a segment until I press Escape.

Com tantas sugestões, talvez você queira ter uma lista dos segmentos mais parecidos e dos termos encontrados no seu segmento, como no memoQ ou no Studio. Para isso você terá que reservar um espaço na sua área de trabalho para abrir os Companions, um para TM e outro para glossários. Se você trabalhar com mais de um monitor, melhor. Os comandos para abrir (e fechar) os Companions são Ctrl+Alt+MM (memória) e Ctrl+Alt+GG (glossários).

Gostou desta dica? Use os botões abaixo e divulgue aos seus amigos. Quer ser avisado toda vez que eu publicar outra dica de Wordfast? Deixe seu e-mail no campo NÃO FIQUE POR FORA, à direita. Quer fazer um comentário? Use o formulário abaixo. Quer compartilhar ou sugerir algumas dicas? Entre em contato comigo.

1 Comments

Uma resposta para “O novo recurso AutoSuggest da versão 6.07x”

  1. Adelaide Pinho 27 de fevereiro de 2016 em 12:46 #

    Boa tarde

    Estou a trabalhar com o Wordfast Classic, versão 6.40 e encontrei dois problemas:

    1º O recurso AutoSuggest não funciona com a opção “Subsegments from Translation Memory”.
    2º Não consigo visualizar as abreviaturas que o Wordfast traz por defeito (o que não acontecia com a versão 6.13).

    O sistema operativo do meu computador é o Windows 7 e estou a trabalhar com o Microsoft Word 2010.

    Muito obrigada.

Mande uma resposta