Redefinição de atalhos no Wordfast Classic

Existe algo mais frustrante do que perder a tradução de um segmento longo e complexo? Isso acontece comigo e não raramente: para passar de um segmento ao próximo, o atalho tradicional do Wordfast é Alt+Seta p/ baixo. Ora, como as teclas de setas (para direita e para esquerda) são contíguas à da seta p/ baixo, volta e meia esbarro nelas, criando um efeito indesejado: em vez de Alt+Seta p/ baixo acabo clicando em Alt+Seta p/ esquerda ou Alt+Seta p/ direita. E o resultado? Esses são os atalhos para selecionar outros segmentos da tradução automática ou da TM. E neste caso não tem volta! O seu segmento, corrigido, editado, repensado, verificado, é substituído por um outro, geralmente inaproveitável!

Como os atalhos Alt+Seta p/ esquerda ou Alt+Seta p/ direita são relativamente pouco usados, resolvi redefini-los para outros: agora tenho que clicar Shift+Ctrl+Alt+Seta p/ esquerda ou Shift+Ctrl+Alt+Seta p/ direita (esta foi a minha preferência, você pode achar outros atalhos mais adequados, desde que já não estejam em uso pelo Wordfast ou pelo sistema). Se eu esbarrar em Alt+Seta p/ esquerda ou Alt+Seta p/ direita simplesmente não acontece nada e não perco meu trabalho.

E como fazer isso? Muito simples. Vou no painel de controle do Wordfast (Ctrl+Alt+W) e clico em Setup e UI (User Interface):

Depois, dou um duplo clique na linha onde está escrito PreviousMatch=Alt+Left e edito para Shift+Ctrl+Alt+Left. Depois faço o mesmo na linha seguinte, alterando para Shift+Ctrl+Alt+Right, dando isso:

E saio do painel de controle. Pronto! Agora não corro mais risco de perder minhas traduções!

Se preferir, você pode escolher outros atalhos, desde que não sejam usados para outras funções.

Gostou desta dica? Use os botões abaixo e divulgue aos seus amigos. Quer ser avisado toda vez que eu publicar outra dica de Wordfast? Deixe seu e-mail no campo NÃO FIQUE POR FORA, à direita. Quer fazer um comentário? Use o formulário abaixo. Quer compartilhar ou sugerir algumas dicas? Entre em contato comigo.

5 Comments

5 de respostas para “Redefinição de atalhos no Wordfast Classic”

  1. Sandra 21 de fevereiro de 2014 em 11:16 #

    Obrigada pela ótima postagem com explicação muito fácil e com visualização!! Já me inscrevi para ser avisada de todas as postagens. Obrigada!!

  2. Sandra 21 de fevereiro de 2014 em 11:17 #

    * Obrigada pela ótima postagem com explicação muito fácil e com visualização!! Já me inscrevi para ser avisada de todas as postagens. Obrigada!!

  3. Sandra 21 de fevereiro de 2014 em 11:17 #

    * Ótima postagem com explicação muito fácil e com visualização!! Já me inscrevi para ser avisada de todas as postagens. Obrigada!!

  4. Sandra B. 21 de fevereiro de 2014 em 17:06 #

    Excelente dica, já aconteceu comigo!!

  5. Adriana Oliveira 25 de fevereiro de 2014 em 10:50 #

    Adorei o post!!

Mande uma resposta